Notícias

Jovens noruegueses visitam o Bancários

Grupo conheceu o projeto Casas da Noruega, na comunidade do INPS


12/04/2024 - Edição 2193

O bairro do Bancários recebeu uma visita inusitada nesta semana. Na segunda-feira (8), um grupo de 16 noruegueses realizou um tour pelas ruas da comunidade do INPS e conheceu o projeto Casas da Noruega, que é realizado há 15 anos na Ilha do Governador e atende crianças e adolescentes do bairro. 

A iniciativa é parte de uma parceria de intercâmbio entre o projeto social e a escola preparatória da cidade de Sogndal. Acompanhados da professora Vibe Rasmussen e de Paulo Nascimento, professor de inglês do projeto, os estudantes noruegueses desbravaram os caminhos da comunidade e vivenciaram uma verdadeira imersão cultural. 

Durante a caminhada, andaram pelos becos e vielas do INPS, visitaram casas, conheceram um pouco do dia a dia e da realidade dos moradores. Também participaram de uma série de atividades, como apresentações das turmas de alfabetização e de inglês, e trocaram experiências com os alunos do Casas da Noruega.   

— A presença deles tem um impacto muito positivo para a gente, pois além de dar credibilidade para o projeto, traz uma motivação extra e esperança para os nossos alunos para que se dediquem cada vez mais às atividades e participem mais do projeto. Assim como os noruegueses estão aqui hoje, futuramente os nossos jovens poderão estar lá e viver um pouco dessa experiência — explica Jair Ferreira, coordenador do projeto.  

Em um gesto de integração e amizade, o grupo presenteou a entidade com dezenas de notebooks para os jovens da comunidade. Além disso, os estudantes jogaram uma partida de futebol contra os alunos insulanos. Ao final do dia, o grupo confraternizou com os jovens da comunidade e foi realizado um churrasco de encerramento. 

— Nós estamos nos divertindo muito no Brasil. Esta é uma das maiores experiências que eu já tive. Na verdade, eu acredito que vir aqui e poder conhecer o Casas da Noruega e o projeto é a maior experiência que tive em toda a minha vida. É simplesmente incrível estar aqui! — afirma a professora norueguesa Vibe Rasmussen.